sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Uma separação.




Enquanto a mulher desesperada chega do trabalho e não encontra o seu marido mais uma vez em casa, que pelo visto esta em um boteco, fica inquieta na frente de seus filhos. As crianças sem saberem de nada, perguntam à mãe.
- O que foi mamãe? – A mãe sem querer falar, fingiu que não escutou o que o filho mais velho, assim ignorando-o. O que estava acontecendo ninguém sabia, mas era o início de uma separação. Por muito tempo a mãe e os filhos ficaram em silêncio, um olhando para o outro. Com um cigarro na boca, pensava no que ia acontecer daqui pra frente. E esperando o marido, suas lágrimas jorravam como uma cachoeira e tremia como nunca tremera em toda a sua existência. Anoiteceu, mas o seu marido ainda não tinha chegado. Então resolveu colocar as crianças pra dormir e ir para o quarto, onde aguardava seu marido. Fumando a cada dois minutos, ela lembrara do dia em que conheceu o seu marido, relembrando o dia do seu casamento, relembrando os momentos em que passavam com os filhos. Ela se desfez cigarro e resolveu limpar as lágrimas que molhavam a sua camisola. Cansada de esperar o seu marido, dormiu, mas por pouco tempo. Ela ouviu o barulho da porta, era ele, bêbado e fedorento. Ele estava consciente, então ela quis resolver o que não suportava mais. Ele até tentou disfarçar, como sempre fazia, pra no outro dia ficar tudo bem. Ela voltando a chorar, falou – Eu não aguento mais essa situação, não consigo mais disfarçar que esta tudo bem. Você deixa eu e seus filhos para último plano e não comparece mais com a postura de pai e sim de um cara que passa o dia inteiro no bar enchendo a cara a vomitando pelos cantos. Eu não quero isso pra mim.

Ele ficou perplexo e não queria acreditar no que tinha acabado de ouvir; ela que sempre o perdoava, ela que sempre o acolhia, ela que o amava com todas as forças. Então ele tentou convence-la de desistir o que ela ia pronunciar. Então ele disse – Você esta com a cabeça quente, amor. Vamos deixar isso pra lá, vamos mudar de cidade (uma justificativa nada convincente), eu prometo que vou mudar. O marido colocando um cigarro barato do bar em que estava a alguns minutos, começa a fumar com um ar de preocupação no rosto, fazendo pensar nas atitudes que ele tomara em seu casamento, fazendo a sua mulher sofre e chorar tanto. A marca do batom em sua camisa já era normal para a sua fiel esposa. E ela já não podia mais agüentar tanta angústia e sofreguidão. Ela foi forte decidiu resolver de uma vez por toda, falando- Eu te amo mais que tudo nesse mundo, mas eu não suporto mais sofrer com esse amor desgastado que só me faz piorar, que só me faz ficar triste. Arrume as suas roupas e vá para um apartamento, estamos nos separando. Foi você o mentor disso tudo. Vamos revezar os fins de semanas com as crianças e o resto o tempo vai dizer. Não vou esquecer nunca os momentos que passamos juntos e talvez eu não ame ninguém como eu te amo, mas o tempo vai curar tudo. E talvez a gente possa se bater novamente no corredor da vida, tchau e lhe desejo toda a sorte do mundo, que você possa mudar com essa minha decisão. Chorando bastante ela disse - Toma, pode ficar com a minha aliança

Vendo que ela estava certa do que estava falando, se afastou e começou a chorar como uma criança que chorar quando é tirado o seu bico da boca, com arrependimento inexplicável, que só sentira e só ele sentirá.

Um comentário: